Questões de Psicologia - Teoria Analítica - Psicólogo
Limpar pesquisa
Questão: 1 de 3
60101a910905e97eef01d805
Banca: Inst. AOCP
Órgão: Prefeitura Municipal de Angra dos Reis/RJ
Cargo(s): Psicólogo
Ano: 2015
Matéria/Assunto: Psicologia > Teorias e Técnicas Psicoterápicas > Teoria Analítica
A consciência não quer que o conteúdo inconsciente venha à tona, porque o inconsciente sempre está relacionado a sofrimento interno.
Uma deformação do conteúdo inconsciente que veio à tona significa que não houve resistência.
A mesma interação de forças mentais conscientes é responsável pela formação dos sonhos e dos sintomas.
Quando as resistências estão enfraquecidas, o conteúdo inconsciente vem à tona, e é facilmente interpretado por aquele que possui esse conteúdo, pois o inconsciente é seu e pode correlacioná-lo a diversos eventos para compreensão.
Por um lado há um esforço em trazer à consciência o conteúdo inconsciente e, por outro, a resistência impedindo a passagem para o consciente do conteúdo reprimido.
Questão: 2 de 3
60a1abd90905e95e549785d2
Banca: IDECAN
Órgão: Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo/MG
Cargo(s): Psicólogo
Ano: 2017
Matéria/Assunto: Psicologia > Teorias e Técnicas Psicoterápicas > Teoria Analítica
Inconsciente pessoal é o local em que se armazena o que de algum momento foi consciente, mas que foi esquecido ou suprimido.
Inconsciente coletivo é o nível mais profundo da psique que contém as experiências herdadas das espécies humanas e pré-humanas.
Arquétipos são tendências adquiridas de forma habitual, contidas no inconsciente coletivo, que levam o indivíduo a comportar-se de forma semelhante aos ancestrais que passaram por situações similares.
Os conceitos de Jung a respeito de introversão e extroversão são bem conhecidos. O indivíduo extrovertido libera a libido dentro dele; o introvertido normalmente é mais inseguro ao lidar com pessoas e situações.
Questão: 3 de 3
65e1d14a1a75901ae302f1bd
Banca: Instituto Access
Órgão: Prefeitura Municipal de Domingos Martins/ES
Cargo(s): Psicólogo
Ano: 2024
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: Psicologia > Teorias e Técnicas Psicoterápicas > Teoria Analítica
O ego é um dos principais arquétipos da personalidade e o centro da consciência, segundo Freud. O ego surge do consciente e reúne várias memórias e experiências, desenvolvendo, assim, a verdadeira divisão entre o inconsciente e consciente.
Jung rejeitava a ideia de que as experiências se fixam no inconsciente e se transformam em determinantes da vida psíquica.
Diferente de Freud, Adler pensava que o impulso básico do ser humano era o desejo de poder, e não o instinto sexual.
Freud analisa os padrões da personalidade e comportamento que compõem as singularidades de um indivíduo. Ele afirma que existem duas “atitudes” conhecidas como extroversão e impulsividade.