Questões de Regulação - Resolução ANVISA RDC no 63, de 25 de novembro de 2011
Limpar pesquisa
Questão: 1 de 3
365996
Banca: CESPE / Cebraspe
Órgão: FUB
Cargo(s): Técnico em Anatomia e Necropsia
Ano: 2018
Matéria/Assunto: Regulação > Agências Reguladoras / As Agências / ANVISA / Resoluções / Resolução ANVISA RDC no 63, de 25 de novembro de 2011
trabalhadores nos estabelecimentos prestadores de serviços de
saúde e aspectos relacionados a esse assunto, julgue o item a
seguir.
Questão: 2 de 3
610841
Banca: FGV
Órgão: Ebserh
Cargo(s): Técnico em Enfermagem
Ano: 2025
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: Regulação > Agências Reguladoras / As Agências / ANVISA / Resoluções / Resolução ANVISA RDC no 63, de 25 de novembro de 2011
A RDC nº 63, de 25 de novembro de 2011, objetiva estabelecer requisitos de Boas Práticas de Funcionamento (BPF) para os serviços de saúde, fundamentados na qualificação, na humanização da atenção e gestão e na redução e no controle de riscos aos usuários e meio ambiente. A referida RDC define que o serviço de saúde deve estabelecer estratégias e ações voltadas para a segurança do paciente. De acordo com essa RDC, as estratégias voltadas para a segurança do paciente incluem as elencadas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.
Implementação de mecanismos de identificação do paciente.
Orientações para limitar a participação do paciente na assistência prestada.
Ações de prevenção e controle de eventos adversos relacionados à assistência à saúde.
Implementação de mecanismos para a prevenção de quedas dos pacientes.
Orientações para a higienização das mãos.
Questão: 3 de 3
569059
Banca: FGV
Órgão: SEMSA - Manaus/AM
Cargo(s): Especialista em Saúde - Fiscal de Saúde - Nutricionista
Ano: 2022
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: Regulação > Agências Reguladoras / As Agências / ANVISA / Resoluções / Resolução ANVISA RDC no 63, de 25 de novembro de 2011
Uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) hospitalar necessita de atenção tanto na parte sensorial do alimento, como às questões higiênico-sanitárias para garantir um alimento seguro em todas as suas etapas de produção. Neste contexto, a RDC n° 63, de 6 de julho de 2000 aprova o Regulamento Técnico para fixar os requisitos mínimos exigidos para a Terapia de Nutrição Enteral.
Sobre este tema, selecione a afirmativa correta.
Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional é um grupo formal e obrigatoriamente constituído de pelo menos um profissional de cada categoria: médico, nutricionista, enfermeiro e fisioterapeuta, podendo ainda incluir profissional de outras categorias, habilitados e com treinamento específico para a prática da Terapia Nutricional.
Quanto à conservação, recomenda-se que a nutrição enteral não industrializada deve ser administrada em um prazo limite de 96 horas.
A paramentação utilizada na sala de manipulação deve compreender: uniforme constituído de sapato fechado ou botas, avental fechado ou macacão com mangas compridas, decote fechado, gorro ou touca e máscara, constituindo barreira à liberação de partículas (respiração, tosse, espirro, suor, pele e cabelo).
Quanto à infraestrutura física, sabe-se que os sanitários podem ter comunicação direta com a sala de manipulação e armazenamento.
Toda nutrição enteral preparada deve ser conservada em temperatura ambiente.