Questões de Filosofia - Secretaria de Estado da Educação de Alagoas
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Questão: 1 de 65
294850
Banca: CESPE / Cebraspe
Órgão: SEDUC/AL
Cargo(s): Professor - Filosofia
Ano: 2018
Matéria/Assunto: Filosofia
Todas as pessoas precisam ser educadas para a
convivência. O processo de aprendizagem supõe descentramento,
um sair de si mesmo, tanto do ponto de vista da inteligência
como da afetividade ou da moral. A descoberta de que o outro é
um “outro eu” é fundamental para superar o egocentrismo.
No entanto, o desenvolvimento desses três níveis mentais
— inteligência, afetividade e moralidade — não é automático,
porque exige a intermediação de agentes culturais — pais,
professores, adultos em geral.
Maria Lúcia de Arruda Aranha. Filosofando.
São Paulo: Moderna, 2009, p. 222.
A partir do texto anteriormente apresentado, julgue os itens
subsequentes, referentes à relação entre ética, moral e política.
convivência. O processo de aprendizagem supõe descentramento,
um sair de si mesmo, tanto do ponto de vista da inteligência
como da afetividade ou da moral. A descoberta de que o outro é
um “outro eu” é fundamental para superar o egocentrismo.
No entanto, o desenvolvimento desses três níveis mentais
— inteligência, afetividade e moralidade — não é automático,
porque exige a intermediação de agentes culturais — pais,
professores, adultos em geral.
Maria Lúcia de Arruda Aranha. Filosofando.
São Paulo: Moderna, 2009, p. 222.
A partir do texto anteriormente apresentado, julgue os itens
subsequentes, referentes à relação entre ética, moral e política.
Por meio da educação e da cultura e do acesso às demais
produções tecnológicas e intelectuais desenvolvidas pela
humanidade ao longo de sua trajetória civilizatória,
o ser humano tem a oportunidade de constituir uma
personalidade moral.
Questão: 2 de 65
294863
Banca: CESPE / Cebraspe
Órgão: SEDUC/AL
Cargo(s): Professor - Filosofia
Ano: 2018
Matéria/Assunto: Filosofia
É tarde demais quando já não é possível pensar... Esse
é o movimento que os tempos hipermodernos nos apresentam:
lançar-nos tanto à opinião, afastar-nos tanto do conceito,
como forma de fugir do caos, que de repente o pensamento
já não é mais possível. É mais do que tempo, pois, de fazermos
das escolas um espaço de resistência a isso. E se a escola não
puder ser propriamente o lugar do exercício do conceito, que seja
ao menos de uma propedêutica ao conceito.
Deleuze e Guattari afirmaram que é preciso investir
em uma “pedagogia do conceito”, à qual os filósofos se
dedicaram pouco ao longo da história. Ora, se os conceitos não
estão dados, mas são criados, é possível se desvendarem as regras,
os processos, os caminhos de criação dos conceitos; é possível
— e é necessária — uma pedagogia do conceito, isto é,
um aprendizado em torno do ato criativo de um conceito.
No que concerne ao trato com as aulas de filosofia
na educação média, penso que a pedagogia do conceito poderia
estar articulada em torno de quatro momentos didáticos: uma etapa
de sensibilização, uma etapa de problematização, uma etapa
de investigação e, finalmente, uma etapa de conceituação
(isto é, de criação ou recriação do conceito).
Silvio Gallo. Metodologia do ensino de filosofia: uma didática
para o ensino médio. Papirus, 2012, p. 95 (com adaptações).
Considerando as ideias do texto precedente e o assunto nele
abordado, julgue os itens seguintes.
é o movimento que os tempos hipermodernos nos apresentam:
lançar-nos tanto à opinião, afastar-nos tanto do conceito,
como forma de fugir do caos, que de repente o pensamento
já não é mais possível. É mais do que tempo, pois, de fazermos
das escolas um espaço de resistência a isso. E se a escola não
puder ser propriamente o lugar do exercício do conceito, que seja
ao menos de uma propedêutica ao conceito.
Deleuze e Guattari afirmaram que é preciso investir
em uma “pedagogia do conceito”, à qual os filósofos se
dedicaram pouco ao longo da história. Ora, se os conceitos não
estão dados, mas são criados, é possível se desvendarem as regras,
os processos, os caminhos de criação dos conceitos; é possível
— e é necessária — uma pedagogia do conceito, isto é,
um aprendizado em torno do ato criativo de um conceito.
No que concerne ao trato com as aulas de filosofia
na educação média, penso que a pedagogia do conceito poderia
estar articulada em torno de quatro momentos didáticos: uma etapa
de sensibilização, uma etapa de problematização, uma etapa
de investigação e, finalmente, uma etapa de conceituação
(isto é, de criação ou recriação do conceito).
Silvio Gallo. Metodologia do ensino de filosofia: uma didática
para o ensino médio. Papirus, 2012, p. 95 (com adaptações).
Considerando as ideias do texto precedente e o assunto nele
abordado, julgue os itens seguintes.
Na perspectiva didático-metodológica apresentada no texto,
a construção de uma pedagogia do conceito requer que
a escola incite os jovens a defender sua própria opinião
como uma estratégia de fuga ao caos.
Questão: 3 de 65
294865
Banca: CESPE / Cebraspe
Órgão: SEDUC/AL
Cargo(s): Professor - Filosofia
Ano: 2018
Matéria/Assunto: Filosofia
O que intriga os primeiros filósofos é principalmente
o movimento, conceito que em grego tem um sentido bem amplo,
podendo significar “mudança de lugar”, “aumento e diminuição”,
“qualquer alteração ou um movimento substancial”, quando alguma
coisa é gerada ou se deteriora. Diante disso, eles se perguntam:
o que faz com que, apesar de toda a mudança, haja algo na
realidade que sempre permanece o mesmo? Assim, sob
a multiplicidade das coisas, eles buscam a identidade. Ou seja,
procuram um princípio original e racional (em grego arkhé).
O termo princípio pode ser entendido como “origem”,
mas também como “fundamento”.
Maria Lúcia de Arruda Aranha. Filosofar com textos: temas
e história da filosofia. São Paulo: Moderna, 2012. p. 285.
Tendo o texto precedente como referência inicial e considerando
que os filósofos pré-socráticos, com seus conceitos, buscavam o
entendimento do mundo e da natureza, julgue os itens subsequentes.
o movimento, conceito que em grego tem um sentido bem amplo,
podendo significar “mudança de lugar”, “aumento e diminuição”,
“qualquer alteração ou um movimento substancial”, quando alguma
coisa é gerada ou se deteriora. Diante disso, eles se perguntam:
o que faz com que, apesar de toda a mudança, haja algo na
realidade que sempre permanece o mesmo? Assim, sob
a multiplicidade das coisas, eles buscam a identidade. Ou seja,
procuram um princípio original e racional (em grego arkhé).
O termo princípio pode ser entendido como “origem”,
mas também como “fundamento”.
Maria Lúcia de Arruda Aranha. Filosofar com textos: temas
e história da filosofia. São Paulo: Moderna, 2012. p. 285.
Tendo o texto precedente como referência inicial e considerando
que os filósofos pré-socráticos, com seus conceitos, buscavam o
entendimento do mundo e da natureza, julgue os itens subsequentes.
O surgimento da filosofia, e com ela o desenvolvimento
do pensamento crítico e racional, é denominado milagre
grego devido ao caráter único desse evento para a sociedade
ocidental.
Questão: 4 de 65
294771
Banca: CESPE / Cebraspe
Órgão: SEDUC/AL
Cargo(s): Professor - Filosofia
Ano: 2018
Matéria/Assunto: Filosofia
Mas é natural que tais amizades não sejam muito
frequentes, pois que tais homens são raros. Acresce que uma
amizade dessa espécie exige tempo e familiaridade. Como diz
o provérbio, os homens não podem conhecer-se mutuamente
enquanto não houverem “provado sal juntos”; e tampouco podem
aceitar um ao outro como amigos enquanto cada um não parecer
estimável ao outro e este não depositar confiança nele. Os que
não tardam a mostrar mutuamente sinais de amizade desejam
ser amigos, mas não o são a menos que ambos sejam estimáveis
e o saibam; porque o desejo da amizade pode surgir depressa,
mas a amizade não.
Aristóteles. Ética a Nicômaco. São Paulo:
Abril Cultural, 1973, p. 382 (com adaptações).
Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue os
itens a seguir, acerca da relação entre ética e felicidade na
filosofia aristotélica.
frequentes, pois que tais homens são raros. Acresce que uma
amizade dessa espécie exige tempo e familiaridade. Como diz
o provérbio, os homens não podem conhecer-se mutuamente
enquanto não houverem “provado sal juntos”; e tampouco podem
aceitar um ao outro como amigos enquanto cada um não parecer
estimável ao outro e este não depositar confiança nele. Os que
não tardam a mostrar mutuamente sinais de amizade desejam
ser amigos, mas não o são a menos que ambos sejam estimáveis
e o saibam; porque o desejo da amizade pode surgir depressa,
mas a amizade não.
Aristóteles. Ética a Nicômaco. São Paulo:
Abril Cultural, 1973, p. 382 (com adaptações).
Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue os
itens a seguir, acerca da relação entre ética e felicidade na
filosofia aristotélica.
Com a expressão “provado sal juntos”, Aristóteles refere-se
à ética que constitui os laços de amizade, explicitando
a importância da convivência para a formação da amizade.
Questão: 5 de 65
294830
Banca: CESPE / Cebraspe
Órgão: SEDUC/AL
Cargo(s): Professor - Filosofia
Ano: 2018
Matéria/Assunto: Filosofia
Notei certas leis que Deus estabeleceu de tal modo na
natureza, e das quais imprimiu tais noções em nossas almas
que, depois de ter refletido bem sobre elas, não podemos duvidar
de que sejam exatamente observadas em tudo o que existe ou
se faz no mundo.
René Descartes. Discurso do Método.
Tendo como referência inicial o fragmento de texto precedente,
julgue os itens seguintes, relativos à filosofia de Descartes.
natureza, e das quais imprimiu tais noções em nossas almas
que, depois de ter refletido bem sobre elas, não podemos duvidar
de que sejam exatamente observadas em tudo o que existe ou
se faz no mundo.
René Descartes. Discurso do Método.
Tendo como referência inicial o fragmento de texto precedente,
julgue os itens seguintes, relativos à filosofia de Descartes.
Conforme a filosofia cartesiana, de modo semelhante ao
que propõe a física cartesiana, o ponto de partida mais seguro
para exprimir as leis mencionadas no texto é o trabalho
experimental.