Questões de Português - Sinônimos e antônimos - Secretaria de Estado da Educação de Alagoas

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Questão: 1 de 8

294393

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Banca: CESPE / Cebraspe

Órgão: SEDUC/AL

Cargo(s): Professor - Biologia / Ciências Biológicas

Ano: 2018

Matéria/Assunto: Português > Semântica / Sinônimos e antônimos

Texto CB1A1AAA

Julgue os seguintes itens, com relação aos aspectos gramaticais
do texto CB1A1AAA.
Sem prejuízo das informações veiculadas no texto, a forma verbal “responda” (L.7) poderia ser substituída por atenda.

Questão: 2 de 8

218340

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Banca: CESPE / Cebraspe

Órgão: SEDUC/AL

Cargo(s): Professor - Língua Portuguesa

Ano: 2018

Matéria/Assunto: Português > Semântica / Sinônimos e antônimos


Posso conceber um homem sem mãos, pés, cabeça
(pois só a experiência nos ensina que a cabeça é mais
necessária do que os pés); mas não posso conceber o homem
sem pensamento: seria uma pedra ou um animal.

Instinto e razão, marcas de duas naturezas.


O homem não passa de um caniço, o mais fraco da
natureza, mas é um caniço pensante. Não é preciso que o
universo inteiro se arme para esmagá-lo: um vapor, uma gota
de água bastam para matá-lo. Mas, mesmo que o universo o
esmagasse, o homem seria ainda mais nobre do que quem o
mata, porque sabe que morre e a vantagem que o universo tem
sobre ele; o universo desconhece tudo isso.


Toda a nossa dignidade consiste, pois, no pensamento.
Daí ser preciso nos elevarmos, e não do espaço e da
duração, que não podemos preencher. Trabalhemos, pois,
para bem pensar.


Não é no espaço que devo buscar minha dignidade,
mas na ordenação de meu pensamento. Não terei mais
possuindo terras; pelo espaço, o universo me abarca e traga
como um ponto; pelo pensamento, eu o abarco.

Blaise Pascal. Um caniço pensante. In: Pensamentos. Trad. Sérgio
Milliet. 2.ª ed. São Paulo: Abril Cultural, 1979, p. 123-4 (com adaptações).


Com base no texto precedente, julgue os seguintes itens.
No primeiro parágrafo do texto, o verbo “conceber” (L.1) veicula o mesmo sentido de gerar.

Questão: 3 de 8

218252

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Banca: CESPE / Cebraspe

Órgão: SEDUC/AL

Cargo(s): Professor - Língua Portuguesa

Ano: 2018

Matéria/Assunto: Português > Semântica / Sinônimos e antônimos

O estado de São Paulo realiza o chamado “dia D” da
vacinação contra a febre amarela em 54 cidades da Grande São
Paulo, do Vale do Paraíba e da Baixada Santista. O governo do
estado pretende imunizar 9,2 milhões de pessoas. Para se
vacinar, as pessoas devem apresentar documento de identidade
e carteiras do SUS e de vacinação.


A campanha será feita com a dose fracionada da
vacina. Segundo o Ministério da Saúde, a vacina fracionada
tem eficácia de oito anos, e quem já tomou uma dose não
precisará se vacinar novamente.


Também serão disponibilizadas doses convencionais
para crianças com idade entre nove meses e dois anos, pessoas
que viajarão para países que exigem imunização, grávidas que
moram em área de risco, transplantados e portadores de
doenças crônicas. De acordo com a Organização Mundial da
Saúde (OMS), a dose padrão tem validade para a vida toda.

São Paulo faz mutirão para vacinação contra a febre
amarela
. Internet: www.g1.com.br (com adaptações).



Considerando as ideias e os aspectos linguísticos do texto
precedente, julgue os itens a seguir.
Na expressão “dose padrão” (L.16), o vocábulo “padrão” foi empregado como sinônimo de análogo.

Questão: 4 de 8

218253

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Banca: CESPE / Cebraspe

Órgão: SEDUC/AL

Cargo(s): Professor - Língua Portuguesa

Ano: 2018

Matéria/Assunto: Português > Semântica / Sinônimos e antônimos

No dia seguinte, estando na repartição, recebeu
Camilo este bilhete de Vilela: “Vem já, já, à nossa casa;
preciso falar-te sem demora”. Era mais de meio-dia. Camilo
saiu logo; na rua, advertiu que teria sido mais natural chamá-lo
ao escritório; por que em casa?(...)

A cartomante foi à cômoda, sobre a qual estava um
prato com passas, tirou um cacho destas, começou a
despencá-las e comê-las, mostrando duas fileiras de dentes que
desmentiam as unhas. (...)


Machado de Assis. A cartomante. In: Obra completa.
Rio de Janeiro: Nova Aguilar, v. II, 1994.


A respeito do trecho do conto apresentado, julgue os próximos
itens.
Na linha 4, o verbo advertir foi empregado como sinônimo de concluir.

Questão: 5 de 8

424683

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Banca: CESPE / Cebraspe

Órgão: SEDUC/AL

Cargo(s): Professor - Língua Portuguesa

Ano: 2021

Matéria/Assunto: Português > Semântica / Sinônimos e antônimos

Quem sou eu?

Com relação a aspectos linguísticos do poema Quem sou eu?, anteriormente apresentado, julgue os próximos itens.
Do 5.º ao 7.º verso e do 9.º ao 11.º verso, o poeta constrói, em cada verso, uma descrição baseada em adjetivos antônimos entre si.