Questões de Geografia - Regiões, mesorregiões e microrregiões brasileiras - Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais

Limpar pesquisa

Configurar questões
Tamanho do Texto
Modo escuro

Questão: 1 de 1

398553

copy

Banca: FUMARC

Órgão: SEDUC/MG

Cargo(s): Professor - Geografia | Educação Básica

Ano: 2018

Matéria/Assunto: Geografia > Geografia do Brasil / Regiões, mesorregiões e microrregiões brasileiras

Assim como outras regiões semiáridas o Sertão, é caracterizado por atributos de origem climática, hídrica e fitogeográfica: baixos níveis de umidade, escassez de chuvas anuais, irregularidade no ritmo das precipitações ao longo dos anos; prolongados períodos de carência hídrica; solos problemáticos tanto do ponto de vista físico quanto do geoquímico (solos parcialmente salinos, solos carbonáticos) e escassez de rios perenes, sobretudo no que se refere às drenagens autóctones.

É uma região onde, historicamente, o planejamento estatal define projetos e incentivos econômicos de alcance desigual, mediante programas incompletos e desintegrados de desenvolvimento regional.

É uma região que mantem fortes relações com as metrópoles e grandes cidades costeiras, sendo necessário registrar ainda a presença das diversas capitais regionais (Campina Grande, Crato, Mossoró, Feira de Santana, Patos, Caruaru), com vigoroso comércio e múltiplas funções. No nível social, esses aglomerados urbanos constituem, por suas feiras populares, o grande ponto de encontro das populações residentes nos sertões.

O caráter híbrido do perfil socioeconômico do Sertão combina arcaísmos generalizados com importantes elementos pontuais de modernização, tais como uma razoável hierarquização urbana, um sistema de rodovias que garante minimamente as ligações intra e interregionais, e uma rede de açudes, com diferentes possibilidades de fornecimento de água para áreas irrigáveis de planícies de inundação (vazantes).

O Sertão é uma região interiorana, conhecida por ser terra das chapadas, de solos pobres e extensivamente gretados, habitada por agrupamentos humanos improdutivos, populações seminômades corridas pelas secas, permanentemente maltratadas pelas forças de uma natureza perversa.