Questões de Direito Processual Civil - Ação civil pública - Lei 7.347/85 - Senado Federal
Limpar pesquisa
Questão: 1 de 3
516052
Banca: FGV
Órgão: SE
Cargo(s): Consultor Legislativo - Meio Ambiente
Ano: 2022
Matéria/Assunto: Direito Processual Civil > Leis específicas / Ação civil pública - Lei 7.347/85
O Ministério Público, se não intervier no processo judicial como parte, atuará facultativamente no feito como fiscal da lei.
O litisconsórcio facultativo entre os Ministérios Públicos da União, do Distrito Federal e dos Estados na defesa do meio ambiente será vedado.
O Ministério Público poderá instaurar, sob sua presidência, inquérito policial, para apurar a ocorrência de dano ambiental e subsidiar ajuizamento de ação civil pública.
O Senado Federal pode requisitar que o Ministério Público Federal, no prazo de 90 (noventa ) dias, ajuíze ação civil pública visando à reparação de dano ambiental.
O Ministério Público poderá tomar dos interessados compromisso de ajustamento de sua conduta às exigências legais, mediante cominações, que terá eficácia de título executivo extrajudicial, caso seja celebrado antes do ajuizamento da ação.
Questão: 2 de 3
516078
Banca: FGV
Órgão: SE
Cargo(s): Consultor Legislativo - Meio Ambiente
Ano: 2022
Matéria/Assunto: Direito Processual Civil > Leis específicas / Ação civil pública - Lei 7.347/85
um Senador da República.
um cidadão qualquer.
um eleitor qualquer.
uma organização não governamental constituída há 6 (seis) meses.
uma associação que, concomitantemente, esteja constituída há pelo menos um ano nos termos da lei civil e inclua, entre suas finalidades institucionais, a proteção ao meio ambiente.
Questão: 3 de 3
516021
Banca: FGV
Órgão: SE
Cargo(s): Consultor Legislativo - Direito Civil, Processual Civil e Agrário
Ano: 2022
Matéria/Assunto: Direito Processual Civil > Leis específicas / Ação civil pública - Lei 7.347/85
A ação civil pública possui amplo rol de legitimados ativos para sua propositura. A título de exemplo, o Ministério Público, a Defensoria Pública e o cidadão podem propor tal espécie de ação constitucional.
A ação civil pública é meio processual inadequado para a defesa de fundos de natureza institucional cujos beneficiários possam ser individualizados, como é o caso do FGTS. Isso não impede, todavia, o reconhecimento da possibilidade de sua utilização para defesa de direitos sociais relacionados a estes fundos.
A ação civil pública excepciona o dever de adiantamento de custas, emolumentos, honorários periciais e quaisquer outras despesas por parte de seu autor. Entretanto, se for parte, o Ministério Público tem o dever de adiantar os honorários das perícias cuja produção requerer.
Decorridos 90 (noventa) dias do trânsito em julgado da sentença condenatória sem que o autor lhe promova a execução, o Ministério Público e qualquer outro legitimado poderá fazê-lo.
A competência territorial para a propositura de ação civil pública é conferida ao foro do local onde ocorrer o dano ou do domicílio do réu, com prevalência desta última.