Questões de Educação - Multi, pluri, inter, transdisciplinaridade - Técnico em Assuntos Educacionais

Limpar pesquisa

Configurar questões
Tamanho do Texto
Modo escuro

Questão: 1 de 8

309531

copy

Banca: VUNESP

Órgão: UFMT

Cargo(s): Técnico em Assuntos Educacionais

Ano: 2018

Matéria/Assunto: Educação > Multi, pluri, inter, transdisciplinaridade

organização pluricurricular.

transdisciplinaridade.

interdisciplinaridade.

modelo curricular.

disciplinaridade.

Questão: 2 de 8

373490

copy

Banca: UFPR

Órgão: UFPR

Cargo(s): Técnico em Assuntos Educacionais

Ano: 2019

Matéria/Assunto: Educação > Multi, pluri, inter, transdisciplinaridade

A hiperespecialização disciplinar é um fenômeno que se efetiva no século XIX, proveniente do aprofundamento da fragmentação disciplinar que marcou esse período.

O processo de geração de conhecimento implica a delimitação de um problema, o que impõe uma perspectiva disciplinar, tendo em vista a necessidade de isolamento do problema da totalidade de que faz parte.

Os currículos mínimos, direcionados ao exercício profissional, colaboram com a efetivação de uma perspectiva interdisciplinar, tendo em vista que a definição de conteúdos obrigatórios promove a interdisciplinaridade.

A especialização se coloca como campo fértil e necessário ao processo de síntese imaginativa que constitui a produção de conhecimento.

A interdisciplinaridade fundamenta-se na intersubjetividade (por meio da linguagem como forma de expressão humana e na interação (atitude natural do ser humano enquanto ser social).

Questão: 3 de 8

352156

copy

Banca: IDECAN

Órgão: IF/Baiano

Cargo(s): Técnico em Assuntos Educacionais

Ano: 2019

Matéria/Assunto: Educação > Multi, pluri, inter, transdisciplinaridade

1a – 2b – 3c – 4e – 5d.

1b – 2a – 3d – 4e – 5c.

1c – 2d – 3e – 4a – 5b.

1d – 2e – 3a – 4b – 5c.

1c – 2b – 3d – 4a – 5e.

Questão: 4 de 8

352168

copy

Banca: IDECAN

Órgão: IF/Baiano

Cargo(s): Técnico em Assuntos Educacionais

Ano: 2019

Matéria/Assunto: Educação > Multi, pluri, inter, transdisciplinaridade

Justaposição de disciplinas diversas desprovidas de relação aparente entre elas.

Coordenação, cooperação e integração entre disciplinas, suas especificidades e seu domínios linguísticos, acerca de uma temática em comum, que demanda dialogo, abertura e atitude colaborativa dos sujeitos no ato de investigar e conhecer juntos.

Escolha de uma abordagem dos fenômenos para estudar a realidade, em uma perspectiva de fragmentação disciplinar.

Um conjunto de disciplinas estudadas entre si de modo nãolinear. Esse processo possibilita a construção de um conhecimento sólido mais polivalente e eclético.

São temas que “atravessam”, que perpassam os diferentes campos do conhecimento.

Questão: 5 de 8

296715

copy

Banca: CESPE / Cebraspe

Órgão: IF/RJ - Fluminense

Cargo(s): Técnico em Assuntos Educacionais

Ano: 2018

Matéria/Assunto: Educação > Multi, pluri, inter, transdisciplinaridade

propor discussões sobre as contribuições e a integração dos dados obtidos.

determinar os conhecimentos necessários e as áreas do conhecimento a ser consideradas.

ratificar, ou não, as respostas oferecidas ao problema levantado.

flexibilizar o currículo e articulá-lo ao projeto pedagógico da escola.

avaliar as intervenções e aprendizagens implementadas no desenvolvimento do trabalho.