Questões de Educação - Multi, pluri, inter, transdisciplinaridade - Técnico em Assuntos Educacionais
Limpar pesquisa
Questão: 1 de 8
309531
Banca: VUNESP
Órgão: UFMT
Cargo(s): Técnico em Assuntos Educacionais
Ano: 2018
Matéria/Assunto: Educação > Multi, pluri, inter, transdisciplinaridade
organização pluricurricular.
transdisciplinaridade.
interdisciplinaridade.
modelo curricular.
disciplinaridade.
Questão: 2 de 8
373490
Banca: UFPR
Órgão: UFPR
Cargo(s): Técnico em Assuntos Educacionais
Ano: 2019
Matéria/Assunto: Educação > Multi, pluri, inter, transdisciplinaridade
A hiperespecialização disciplinar é um fenômeno que se efetiva no século XIX, proveniente do aprofundamento da fragmentação disciplinar que marcou esse período.
O processo de geração de conhecimento implica a delimitação de um problema, o que impõe uma perspectiva disciplinar, tendo em vista a necessidade de isolamento do problema da totalidade de que faz parte.
Os currículos mínimos, direcionados ao exercício profissional, colaboram com a efetivação de uma perspectiva interdisciplinar, tendo em vista que a definição de conteúdos obrigatórios promove a interdisciplinaridade.
A especialização se coloca como campo fértil e necessário ao processo de síntese imaginativa que constitui a produção de conhecimento.
A interdisciplinaridade fundamenta-se na intersubjetividade (por meio da linguagem como forma de expressão humana e na interação (atitude natural do ser humano enquanto ser social).
Questão: 3 de 8
352156
Banca: IDECAN
Órgão: IF/Baiano
Cargo(s): Técnico em Assuntos Educacionais
Ano: 2019
Matéria/Assunto: Educação > Multi, pluri, inter, transdisciplinaridade
1a – 2b – 3c – 4e – 5d.
1b – 2a – 3d – 4e – 5c.
1c – 2d – 3e – 4a – 5b.
1d – 2e – 3a – 4b – 5c.
1c – 2b – 3d – 4a – 5e.
Questão: 4 de 8
352168
Banca: IDECAN
Órgão: IF/Baiano
Cargo(s): Técnico em Assuntos Educacionais
Ano: 2019
Matéria/Assunto: Educação > Multi, pluri, inter, transdisciplinaridade
Justaposição de disciplinas diversas desprovidas de relação aparente entre elas.
Coordenação, cooperação e integração entre disciplinas, suas especificidades e seu domínios linguísticos, acerca de uma temática em comum, que demanda dialogo, abertura e atitude colaborativa dos sujeitos no ato de investigar e conhecer juntos.
Escolha de uma abordagem dos fenômenos para estudar a realidade, em uma perspectiva de fragmentação disciplinar.
Um conjunto de disciplinas estudadas entre si de modo nãolinear. Esse processo possibilita a construção de um conhecimento sólido mais polivalente e eclético.
São temas que “atravessam”, que perpassam os diferentes campos do conhecimento.
Questão: 5 de 8
296715
Banca: CESPE / Cebraspe
Órgão: IF/RJ - Fluminense
Cargo(s): Técnico em Assuntos Educacionais
Ano: 2018
Matéria/Assunto: Educação > Multi, pluri, inter, transdisciplinaridade
propor discussões sobre as contribuições e a integração dos dados obtidos.
determinar os conhecimentos necessários e as áreas do conhecimento a ser consideradas.
ratificar, ou não, as respostas oferecidas ao problema levantado.
flexibilizar o currículo e articulá-lo ao projeto pedagógico da escola.
avaliar as intervenções e aprendizagens implementadas no desenvolvimento do trabalho.