Questões de Educação - Plano Nacional de Educação - PNE - Técnico em Assuntos Educacionais
Limpar pesquisa
Questão: 1 de 9
5f11baa10905e967cee822d6
Banca: VUNESP
Órgão: Universidade Federal do Mato Grosso
Cargo(s): Técnico em Assuntos Educacionais
Ano: 2018
Matéria/Assunto: Educação > Legislação Educacional > Plano Nacional de Educação - PNE
de modo a poder dispensar, da formação continuada, os graduandos que atinjam o índice de 70% do desempenho esperado pelo instrumento aprovado pela CONAES e validado pela CAPES.
integrando-os às demandas das redes de educação básica, de modo a permitir aos graduandos a aquisição de qualificações necessárias para conduzir o processo pedagógico de seus futuros alunos.
considerando-se que a educação básica, isoladamente, está despreparada para avaliar seu pessoal docente, com exceção daquele que atua no ensino médio.
atendendo-se com prioridade às demandas dos docentes de ensino fundamental que precisam melhorar seu desempenho, no prazo de três anos.
acrescentando-se a validação pela Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES.
Questão: 2 de 9
5fb6dc5a0905e927a9a1349c
Banca: FUNIVERSA
Órgão: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá
Cargo(s): Técnico em Assuntos Educacionais
Ano: 2016
Matéria/Assunto: Educação > Legislação Educacional > Plano Nacional de Educação - PNE
Uma das metas do atual PNE é oferecer, no mínimo, dez porcento das matrículas de jovens e adultos de forma integrada à educação profissional.
Universalizar o atendimento escolar no ensino médio para a população de quinze a 24 anos de idade é uma das metas do atual PNE.
Garantir para toda a população com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado é um dos objetivos do atual PNE.
Oferecer educação em tempo integral em todas as escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, cinquenta porcento dos estudantes da educação básica é um dos objetivos do atual PNE.
Entre as estratégias para elevar a escolaridade da população brasileira, está a expansão da oferta gratuita de educação profissional técnica.
Questão: 3 de 9
5ff5b58f0905e92e15e59baf
Banca: UFPR
Órgão: Universidade Federal do Paraná
Cargo(s): Técnico em Assuntos Educacionais
Ano: 2019
Matéria/Assunto: Educação > Legislação Educacional > Plano Nacional de Educação - PNE
A formação para o trabalho e para a cidadania, com ênfase nos valores morais e éticos em que se fundamenta a sociedade, é uma das suas diretrizes.
É composto por metas que versam sobre a oferta com qualidade da Educação Superior brasileira e suas modalidades.
As metas propostas no plano devem ser cumpridas em até 10 anos, com previsão de sanções para os entes que não apresentem justificava ao não cumprirem alguma meta.
A meta progressiva do investimento público em educação será avaliada ao final da vigência do PNE e poderá ser ampliada no PNE subsequente, que terá igual tempo de vigência.
Cabe aos gestores federais a adoção das medidas governamentais necessárias para alcançar as metas previstas no PNE.
Questão: 4 de 9
608aa3f20905e93712d6a677
Banca: IDECAN
Órgão: Universidade Federal do Vale do São Francisco
Cargo(s): Técnico em Assuntos Educacionais
Ano: 2019
Matéria/Assunto: Educação > Legislação Educacional > Plano Nacional de Educação - PNE
Ministério da Educação – MEC.
Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal.
Conselho Nacional de Educação – CNE.
Fórum Nacional de Educação.
Comissão Própria de Avaliação – CPA.
Questão: 5 de 9
608aa3f30905e937113aeaec
Banca: IDECAN
Órgão: Universidade Federal do Vale do São Francisco
Cargo(s): Técnico em Assuntos Educacionais
Ano: 2019
Matéria/Assunto: Educação > Legislação Educacional > Plano Nacional de Educação - PNE
considerem apenas as necessidades gerais das populações do campo e das comunidades indígenas e quilombolas, asseguradas a equidade educacional e a diversidade cultural.
garantam o atendimento apenas das necessidades gerais na educação especial, assegurado o sistema educacional inclusivo em todos os níveis, etapas e modalidades.
assegurem a articulação das políticas educacionais com as demais políticas sociais, particularmente as culturais.
promovam a articulação intermunicipal na implementação das políticas educacionais.
garantam o atendimento dos filhos de agricultores e filhos de comerciários no ingresso do ensino superior.