Questões de Segurança e Saúde do Trabalho - NR-12 - Máquinas e Equipamentos - Técnico em Segurança do Trabalho
Limpar pesquisa
Questão: 1 de 4
584678
Banca: MS CONCURSOS
Órgão: GHC/RS
Cargo(s): Técnico em Segurança do Trabalho
Ano: 2018
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: Segurança e Saúde do Trabalho > Normas Regulamentadoras / NR-12 - Máquinas e Equipamentos
Essa norma se aplica às máquinas e equipamentos movidos ou impulsionados por força humana ou animal.
As disposições dessa norma referem-se a máquinas e equipamentos novos e usados, eletrodomésticos, equipamentos expostos em museus, feiras e eventos, para fins históricos ou que sejam considerados como antiguidades.
São consideradas medidas de proteção, a ser adotadas em máquinas e equipamentos nessa ordem de prioridade: medidas de proteção individual; medidas administrativas ou de organização do trabalho; medidas de proteção coletiva.
Não é obrigatória a observação de novas exigências advindas de normas técnicas publicadas posteriormente à data de fabricação, importação ou adequação das máquinas e equipamentos, desde que atendam a Norma Regulamentadora nº 12, publicada pela Portaria nº 197/2010, seus anexos e suas alterações posteriores, bem como às normas técnicas vigentes à época de sua fabricação, importação ou adequação.
As disposições da NR12 referem-se a máquinas e equipamentos exclusivamente importados, exceto nos itens em que houver menção específica quanto à sua aplicabilidade.
Questão: 2 de 4
486448
Banca: FGV
Órgão: Câmara de Aracaju/SE
Cargo(s): Técnico em Segurança do Trabalho
Ano: 2021
Matéria/Assunto: Segurança e Saúde do Trabalho > Normas Regulamentadoras / NR-12 - Máquinas e Equipamentos
cumprir todas as orientações relativas aos procedimentos seguros de operação, alimentação, abastecimento, limpeza, manutenção, inspeção, transporte, desativação, desmonte e descarte das máquinas e equipamentos;
realizar alterações nas proteções mecânicas ou dispositivos de segurança de máquinas e equipamentos;
comunicar a seu superior imediato se uma proteção ou dispositivo de segurança foi removido, danificado ou se perdeu sua função;
participar dos treinamentos fornecidos pelo empregador para atender às exigências e/ou requisitos descritos na NR– 12;
colaborar com o empregador na implementação das disposições contidas na NR-12.
Questão: 3 de 4
446714
Banca: IBADE
Órgão: Pref. Vilhena/RO
Cargo(s): Técnico em Segurança do Trabalho
Ano: 2019
Matéria/Assunto: Segurança e Saúde do Trabalho > Normas Regulamentadoras / NR-12 - Máquinas e Equipamentos
1) medidas de proteção individual e 2) medidas disciplinares.
1) medidas administrativas ou de organização do trabalho; 2) medidas de proteção coletiva e 3) medidas de proteção individual.
1) medidas de proteção coletiva; 2) medidas de proteção individual e 3) medidas disciplinares.
1) medidas de proteção coletiva; 2) medidas administrativas ou de organização do trabalho; e 3) medidas de proteção individual.
1) medidas administrativas ou de organização do trabalho; 2) medidas de proteção individual; 3) medidas disciplinares.
Questão: 4 de 4
425739
Banca: VUNESP
Órgão: CODEN/SP
Cargo(s): Técnico em Segurança do Trabalho
Ano: 2020
Matéria/Assunto: Segurança e Saúde do Trabalho > Normas Regulamentadoras / NR-12 - Máquinas e Equipamentos
na utilização de proteção ou barreira interligada, a ação de segurança é tal que bloqueia ou desliga a energia e previne a partida da máquina quando a proteção está aberta, mas pode ser facilmente anulada e requer ajuste cuidadoso e manutenção.
no uso de dispositivos como o capacitor de rádio frequência, identificam-se vantagens como o fato de proporcionar proteção ao operador contra possíveis falhas mecânicas da máquina e possuir antena que opera em larga faixa de frequência.
no método de proteção que aplica a barra ou vareta de desengate, observa-se que os controles não devem ser, obrigatoriamente, acionados manualmente; sua localização proporciona imediato acionamento e seu funcionamento implica proteção a todos que estiverem próximos à parte perigosa da máquina.
ao optar-se pelo uso de célula fotoelétrica, cuja ação de segurança consiste em impedir a partida da máquinas quando o campo de luz é interrompido, obtém-se liberdade de ação para o operador e pode-se prescindir de constantes ajustes, alinhamentos ou calibrações.
o controle bimanual exige o uso concorrente das duas mãos do operador, prevenindo o acesso à zona de risco, e apresenta vantagens como adaptar-se a várias máquinas de ciclo parcial, como as prensas mecânicas com acionamento por chaveta.